Instituto Pensar - Inscrições para 12ª Bienal da UNE estão abertas, confira como acessar

Inscrições para 12ª Bienal da UNE estão abertas, confira como acessar

por: Laura Moschoutis


12ª Bienal da UNE terá como tema "Brasil: um povo que resiste?

12ª Bienal da UNE, organizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE), está com inscrições abertas. O evento ocorrerá pela primeira vez de forma totalmente online, devido às retrições de segurança impostas pela pandemia da Covid-19.

O evento terá início no dia 27 de maio com show transmitido direto do Teatro Municipal de São Paulo. Ele segue até o dia 23 deste mês e conta com uma programação cultural que inclui mostras de artes cênicas, artes visuais, música, audiovisual, literatura, projetos de extensão, ciência, tecnologia e jogos digitais.

A Bienal será transmitida por meio do canal da UNE no YouTube. Na programação estão debates, seminários, oficinas, mostras de trabalhos, shows e visitas às comunidades locais. Outro destaque é a participação, pela primeira vez na equipe de organização, da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e Associação Nacional de Pós Graduandos (Anpg).

Sobre a Bienal

A Bienal da UNE é um festival de cultura, arte, ciência e tecnologia que se propõe a "mapear, conectar e apresentar o que de mais interessante tem sido produzido dentro e fora das universidades brasileiras?, segundo a instituição. O evento cultural ocorre há mais de 20 anos e é considerado o maior festival estudantil da América Latina, reunindo cerca de 15 mil estudantes a cada dois anos.

A 12ª edição tem como tema "Brasil, um povo que resiste? e vai homenagear os cem anos da Semana de Arte Moderna, além da cantora Elza Soares. 

Juventude socialista convoca militância 

Juventude Socialista Brasileira (JSB), segmento organizado de juventude do Partido Socialista Brasileiro (PSB), tem convocado a militância a participar do evento. Historicamente, a A JSB marca presença na Bienal da UNE, tanto participando da agenda oficial, quanto também realizando atividades paralelas da juventude socialista. 

Na avaliação do presidente da JSB, Tony Sechi, esse ano será atípico diante das limitações impostas pela pandemia. Ele reitera, no entanto, a importância da juventude do PSB se manter ativa nos eventos realizados, mesmo que virtuais.

"A JSB historicamente compõe a União Nacional de Estudantes, disputando e compondo inclusive a direção da entidade. Nós reconhecemos a UNE, a UBES e a Anpg como entidades legítimas de representação dos estudantes brasileiros, e é muito importante que a nossa juventude aproveite esses espaços de formação?

Tony Sechi

Inscrição gratuita para estudantes

Os estudantes devidamente matriculados no ensino médio, superior ou em cursos de pós-graduação vão poder se inscrever gratuitamente em todas as categorias. Além disso, a participação conta como atividade complementar, totalizando 40 horas.

Para realizar sua incrição, acesse o site do evento.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: